Ensino Internacional

 

A Escola Internacional de Florianópolis busca, com seu ensino, formar cidadãos e cidadãs conscientes, capazes de cruzar fronteiras, respeitando e valorizando a riqueza da diversidade étnica, natural e cultural, que sejam resilientes para enfrentar desafios e tenham a capacidade de resolver problemas com maestria.

Na EIF, nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver competências linguísticas, culturais e socioemocionais que certamente os auxiliarão em suas caminhadas pessoais ou profissionais, tanto no Brasil quanto no exterior. 

Nossos alunos são incentivados a trabalhar de forma independente e colaborativa, de modo a atingir o melhor nível possível de desempenho acadêmico dentro de suas capacidades individuais.  Aprendem que são responsáveis por suas próprias ações e escolhas. São encorajados a agir de forma afetuosa, conscientes das necessidades do próximo, para assim   tornarem-se pessoas solidárias e membros ativos da sociedade da qual fazem parte. 

Ao conviver com alunos e professores de outras nacionalidades, ao adquirir a capacidade de se comunicar em diferentes idiomas, ao ter acesso a um currículo binacional que prioriza o melhor de duas realidades culturais, os horizontes de nossos alunos se abrem e os seus limites são ampliados. O mundo passa a ser um território conhecido e as barreiras culturais ou linguísticas se dissolvem com naturalidade.

Como é Estudar na EIF

English Language Arts

A disciplina English Language Arts segue os padrões do Conselho Nacional Norte-Americano de Professores de Inglês, que a divide em cinco categorias básicas: leitura, escrita, fala, audição e visualização.

Através destes exercícios, espera-se que as crianças desenvolvam habilidades de leitura e escrita desde as séries iniciais.

O ELA evolui e se expande para incluir uma compreensão de leitura mais complexa, expandindo ainda mais o vocabulário desenvolvendo uma compreensão madura e crítica das cinco categorias de English Language Arts.

French

O Francês é o idioma escolhido como língua estrangeira em nossa escola, o que se justifica não só pelo grande número de falantes no mundo – cerca de 200 milhões – como também por sua vasta relevância para áreas como ciências humanas, relações internacionais, gastronomia, moda, entre outras. A longa duração do programa, além de favorecer o aprendizado, o torna mais prazeroso e eficiente.

ELL / FLL

Alunos que não falam Inglês e/ou Francês serão avaliados pelos professores para participarem dos programas de ELL e/ou FLL para apoio pedagógico, se necessário. As aulas acontecem de segunda a quintafeira para alunos de Ensino Fundamental I e de segunda a sexta-feira para alunos de Ensino Fundamental II.
Os alunos de Ensino Fundamental I não precisam participar de aulas para FLL.

Matemática Estratégica

Os alunos de Fundamental I têm a experiência de estudar matemática de acordo com a metodologia
de ensino desenvolvida pelo Ministério da duração de Singapura. Baseados em resultados de diversas competições matemáticas, que vêm ranqueando alunos da Singapura nos primeiros lugares há alguns anos, acreditamos que a metodologia tem se provado muito eficiente em auxiliar o aluno a resolver problemas com mais sucesso, utilizando diferentes estratégias. O currículo de Singapura é baseado em habilidades que são desenvolvidas em camada – uma serve de base para a próxima, como peças de LEGO cuidadosamente situadas umas próximas das outras.

Science

O currículo de Ciências na EIF segue os padrões da Next Generation Science. A meta para o desenvolvimento do NGSS era criar um conjunto de padrões científicos baseados em pesquisa e atualizados para a crianças de 6 a 18 anos. Mais do que apenas ensinar Biologia, os padrões proporcionam aos educadores a flexibilidade de projetar experiências de aprendizado em sala de aula que estimulem os interesses dos alunos desde o primeiro ano na ciência como um todo, preparando-os para a faculdade, carreira e cidadania.

Conceitos Transversais

O NGSS trabalha com conceitos transversais, que ajudam os alunos a explorar conexões entre os quatro domínios da ciência, incluindo Ciência Física, Ciências da Vida, Ciências da Terra e do Espaço e Design de Engenharia. Quando esses conceitos, como “causa e efeito”, são explicitados para os alunos, eles podem ajuda-los no desenvolvimento de uma visão coerente e cientificamente fundamentada do mundo ao seu redor.

Ciência e Práticas de Engenharia

As Práticas de Ciência e Engenharia descrevem o que os cientistas fazem para investigar o mundo natural e o que os engenheiros fazem para projetar e construir sistemas. As práticas melhor explicam e ampliam o que se entende por “investigação” em ciência e a gama de práticas cognitivas, sociais e físicas que ela exige. Os alunos se envolvem em práticas para construir, aprofundar e aplicar seus conhecimentos sobre ideias centrais e conceitos transversais.

Social Studies

Nosso programa de Social Studies foi elaborado para abrir as portas para novas experiências culturais e sociais, nas quais os alunos têm a oportunidade de aprender sobre um país diferente a cada ano letivo ao estudarem sobre sua história, geografia, cultura e atualidade. Trata-se de um projeto interdisciplinar que também envolve as disciplinas de Artes e English Language Arts, que culmina no evento mais importante de nossa escola: a Festa das Nações.

Atividades Extracurriculares

Um amplo programa é organizado a cada ano e oferecido aos alunos das EIF. O programa começa em março, e termina em novembro, sendo  esenvolvido nas instalações da escola das 8h às 8h50min, e das 17h às 18h.
As taxas para o Programa de Atividades  xtracurriculares são pagas diretamente aos professores que oferecem os cursos.
Dentre os esportes e atividades extracurriculares oferecidas pela EIF, podemos citar Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Jiu-jitsu, Taekowndo, Xadrez,

Intercâmbios

A EIF proporciona oportunidades de intercâmbio em escolas e instituições situadas em países como Canadá e Inglaterra, participação na BEO World – British English Olympics, e viagens de estudos como ao Snow Valley Resort, para finais de semanas de imersão total em Inglês. Tais programas são de participação opcional dos alunos. Apesar de estimulados pela escola, os custos são subsidiados pela família do aluno.

AGENDE SUA VISITA

Rua Profa. Maria Flora Pausewang, 418

Trindade, Florianópolis – SC, 88036-800

  (48) 3024-9838