logo

48 3024.9838

fale conosco

Diretrizes

Educação Infantil

O Ensino Infantil tem por objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, levando em conta as possibilidades de aprendizagem nas diferentes faixas etárias. Busca situar a criança como sujeito sócio histórico pertencente a uma família que está inserida em uma sociedade, com sua cultura e contexto histórico, juntamente com esta multiplicidade de interações sociais, ressaltando sua natureza como ser que pensa e sente o mundo de uma maneira própria, tentando compreendê-lo. E, para compreender o mundo, a criança usa o brincar como recurso maior. O brincar visto aqui como ação interna que tenha o domínio simbólico, onde a criança, fazendo uso da realidade imediata, atribui-lhe novos significados, ou seja, evocação de uma situação ausente já vivenciada. Interpretando e inter-relacionando-se com o mundo circundante (meio e pessoas), ela vai construindo seu conhecimento que se dá através da utilização das diferentes linguagens e, assim, formula ideias e hipóteses muito particulares, resultantes de um trabalho interno de “criação, significação e ressignificação”.

A escola propicia desenvolvimento e interação em todos os seus aspectos: Cognitivo, Físico, Social, Afetivo e Emocional.

Antes de relacionarmos os conteúdos trabalhados nas diversas séries ou períodos da Educação Infantil, vale ressaltar que:

a) Estes itens estão presentes em todos os períodos, variando quando trabalhamos quanto à forma, intensidade e quantidade;

b) Os conteúdos são desenvolvidos de acordo com a idade da criança, ou seja, a série que ela frequenta.

Com base nos dois pilares:

a) Formação pessoal e social;

b) Conhecimento do mundo.

Os conhecimentos a serem trabalhados na Educação Infantil, estão distribuídos em oito (8) itens básicos do currículo, ficando, assim, estabelecido:

a) Desenvolvimento Social e Cientifico;

b) Desenvolvimento das Relações Sociais;

c) Desenvolvimento da Linguagem;

d) Desenvolvimento dos Conteúdos Matemáticos;

e) Desenvolvimento do Meio Físico;

f) Desenvolvimento das Habilidades Psicomotoras;

g) Desenvolvimento do Grafismo;

h) Desenvolvimento de Atividades da Vida Prática.

Além destes oito (8) itens básicos do currículo, o trabalho na Educação Infantil é enriquecido e complementado pelo Francês, Educação Física, Artes e Música.

Objetivos do Ensino Infantil

a) Desenvolver a criatividade especialmente como elemento de autoexpressão;

b) Desenvolver a linguagem, vivenciando situação que favoreçam este fim.

c) Propiciar um bom desenvolvimento físico e emocional da criança, de forma que este estimule e impulsione o desenvolvimento cognitivo.

d) Estimular o respeito ao outro através do desenvolvimento de autoestima no estabelecimento de limites;

e) Estimular o conhecimento do meio físico, despertando a curiosidade e a observação;

f) Trabalhar em busca da independência e autoestima;

g) Utilizar o conhecimento espontâneo como meio para alcançar o conhecimento cientifico;

h) Oportunizar a interação com o meio físico e social, utilizando atividades lúdicas como meio das diversas formas de expressão.

i) Desenvolver as relações sociais, enfatizando o espírito de coleguismo e amizade;

j) Conhecer a representação gráfica do seu nome através de atividades com o crachá do nome próprio;

k) Estimular a escrita espontânea, objetivando a curiosidade pelo conhecimento das letras, produção de textos, pesquisa e projetos;

l) Fundamentar a noção de número e o raciocínio lógico;

m) Interagir e explorar o mundo físico através de situações de classificação, seriação e conservação.



Ler mais Diretrizes
Voltar

Escola Internacional de Florianópolis - (48) 3024 9838 / 3025 4506
Rua: Prof.Maria Flora Pausewang, 418 - Trindade - Fpolis - SC
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Vento Tecnologia